Exposição Ambiental em Aveiro
Nem tudo o que vem à rede é peixe
Rios Em Movimento: Nem tudo o que vem à rede é peixe |
Os consumidores desejam um tipo de embalagem que os satisfaça. Querem ter a certeza de que as embalagens utilizadas são seguras, higiénicas, sem recurso a aditivos. E não menos importante, querem também assegurar-se que a embalagem que utilizam está em harmonia com o ambiente. A política ambiental atual prevê sistemas de embalagem para alimentos líquidos e semi-líquidos que sejam económicos e eficientes, enquanto maximizam a qualidade do produto e a sua segurança e simultaneamente minimizam os efeitos no ambiente. Mas só isso não chega. A indisciplina dos consumidores requer medidas supletivas.
Em 2016, o grupo de defesa ambiental Ocean Conservancy, que desde há 30 anos organiza ações de limpeza de praias, recolheu mais de 8 350 toneladas de lixo em 112 países. São Milhões de toneladas de resíduos, mormente de plástico, que entram nos mares todos os anos, grande parte das quais provenientes de lugares onde foram despejadas abusivamente em terra, ou para dentro dos rios, afluindo de seguida aos mares. Em Portugal, os resíduos (sólidos) que atulham os rios e ribeiras reforçam esta leitura.
Conforme estipulado na Diretiva Ambiental da Herdade das Templárias, o meio ambiente é uma prioridade. A herdade procura contribuir constantemente para o desenvolvimento de soluções que minimizem o impacto ecossistémico da sua atividade e está profundamente envolvida em iniciativas nacionais e internacionais dedicadas à resolução de problemas ambientais, contribuindo deste modo à política pública e a programas destinados a aumentar a consciência e a proteção do meio ambiente.
A instalação artística ambiental «Nem Tudo o que vem à rede é peixe», inserida no âmbito da campanha nacional «Rios em Movimento», pretende alertar para a problemática dos resíduos nos nossos cursos de água. Trata-se de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA). A exposição vai estar patente na Galeria Morgados da Pedricosa, em Aveiro, até ao próximo Sábado, dia 23 de Fevereiro.