Herdade das Templárias
Em pela região centro de Portugal, a Herdade das Templárias é uma propriedade privada situada sobre a margem da albufeira do Castelo de Bode, a poucos minutos das cidades de Abrantes e Tomar, no distrito de Santarém.
Amplamente justificada a montante de uma simples ou sobranceira denominação, a designação da herdade não se fixa a nenhuma fórmula abusiva nem reveste lucro ou comércio. Para os mais meticulosos este local, onde imperam os segredos, a montanha e as águas da Barragem de Castelo de Bode, não é outro senão um território templário vivo, no sentido mais veraz do termo. O complexo medular que lhe dá nome, e expressão, situa-se no coração da herdade. Saiba mais a respeito da zona central da propriedade.
Numa paisagem idílica como pano de fundo, rendida ao tédio das águas serenas e cristalinas das praias fluviais, a herdade estende-se orgulhosamente nas margens da albufeira, pois o panorama que daí se desfruta não nos deixa indiferentes, quer pela qualidade da água, quer pelos inúmeros cambiantes que enriquecem o cenário. Em 2016, algumas praias fluviais de Castelo de Bode foram distinguidas pela Quercus com a classificação Qualidade de Ouro na listagem das Praias e Águas Balneares. A herdade fornece ao público informações detalhadas, atualizadas, acerca do Rio Zêzere, Albufeira e Barragem de Castelo de Bode.
O ambiente é, sem dúvida, um desafio mundial. Os objetivos da Herdade das Templárias, para além de contribuírem ativamente para a conservação da natureza e a recuperação da biodiversidade, regem-se tendo por sustentáculo o desenvolvimento rigoroso de uma política de ambiente consistente e baseada em elevados padrões éticos. O paisagismo da herdade, dadas as características do seu enquadramento do ponto de vista de localização, contou com a participação de um arquiteto (paisagista), de modo a que este ficasse integrado, tanto quanto possível, na topografia e na paisagem local, original. Não deixe de consultar as informações disponíveis acerca da directiva ambiental da Herdade das Templárias.
Entre gansos, cães, cavalos e o chilrear dos pássaros, as questões ambientais são aqui tidas em conta no planeamento, organização e realização de todas as atividades. Tem sido, igualmente, nossa preocupação a integração das valências ecossistémicas na definição de outras políticas sectoriais. Isso implica definir objetivos ambientais que, também aqui, vão muito além do mínimo exigido por lei. Isso traduz-se numa vigilância muito apertada, quer por parte das autoridades, quer por nossa parte. Na herdade impera o ar puro e a tranquilidade.