Termina este domingo, dia 28, o encontro intitulado Light Evenings, que, durante o mês de Abril, reuniu as Templárias em Portugal. Saiba mais através do portal de notícias da herdade .
Portal em madeira maciça da Capela das Templárias No passado mês de Janeiro, a Capela das Templárias , situada na herdade, recebeu o portal definitivo. Trata-se de uma porta de madeira maciça, com mais de 600 kg, trazida do nordeste de França, onde aguardava pela conclusão dos trabalhos de intervenção lançados há cerca de três anos na herdade e que implicou alguns condicionamentos na zona centro (e não só). No contexto litúrgico, esta fortificação significa para As Templárias o fechamento de um ciclo e a abertura efetiva de uma nova fase.
Light Evenings das Templárias A Herdade das Templárias acolhe as designadas Light Evenings. O evento decorre entre os dias 13 e 28 de abril de 2019. Saiba mais através do portal de notícias da herdade .
Herdade das Templárias O movimento de defesa do ambiente surgiu em Portugal, em consequência da criação de uma consciência ecológica mundial. Contudo, este movimento só passou a ter uma expressão mais visível após o 25 de Abril de 1974. A mais antiga Associação de Defesa do Ambiente é a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), criada em 1948. Alguns anos depois, na década de 80, foi constituído um Secretariado Nacional das Associações inscritas no Instituto Nacional do Ambiente. Destacaram-se nesta época a LPN, o GEOTA (Grupo de Estudo do Ordenamento do Território e Ambiente) criado em 1981 e constituído em Associação em 86 e a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) criada em 86. O Ministério do Ambiente e Recursos Naturais foi criado em Março de 1990, a partir da antiga Secretaria de Estado dos Recursos Naturais - um organismo que, até então, pertencia ao Ministério do Planeamento e Administração do Território. A primeira lei orgânica do MARN surgiu já em Ago
The Templarias Meeting 2018 In January 2018, the homestead received the Templarias for what would be the first celebration at this site. Ruled by seriousness and respect, this homestead reappears again, proudly, to bring out some of the most significant and genuine activities in the panorama of Templarism. Herdade das Templarias is delighted and honoured to be able in hosting the Templarias in June at a time when the homestead has completed major refurbishment work. These are very special moments included in the cycles of the 5th international meeting. Three events are planned. There will be an introductory session, followed by one night procession and a final session for the presentation of the denouement.
Um sobreiro português, plantado há quase 235 anos em Águas de Moura, no Alentejo, foi eleito como a "Árvore Europeia de 2018" numa iniciativa da EPA - Environmental Partnership Association. Apontado como o sobreiro mais velho do mundo no Livro de Recordes do Guinness, o "Assobiador" ou "Sobreiro Casamenteiro", como é conhecido, é considerado de interesse público desde os anos 80. O sobreiro português é a Árvore Europeia do Ano 2018 A idade, aliada à forte produção de cortiça (descortiçado mais de vinte vezes) atribuíram-lhe agora o primeiro lugar do European Tree of the Year. O concurso da Árvore Europeia do Ano surgiu no ano de 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. É a 1ª vez que uma árvore portuguesa participa no concurso europeu, que este ano contou com 13 países. Os resultados foram revelados numa cerimónia no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, no Dia Intern